Quando o assunto é aditivos nutricionais, a maior dúvida é quais são os principais benefícios para o produtor rural. Para especialistas do setor, os ganhos com o investimento neste segmento é o aumento no ganho de peso e na melhora na conversão alimentar, que é o índice que mede o consumo de ração do animal em um período de tempo pelo ganho de peso. O tema será abordado no Confinar 2016 –  um dos principais eventos sobre pecuária de corte do país.

Em sua quinta edição serão abordados temas relacionados ao atual cenário econômico e as mais recentes tecnologias aplicadas à pecuária de corte, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, promovido pela Beef Tec.

Para o especialista, Marcelo Manella, PhD Gerente de Projetos de nutrição de ruminantes, os aditivos nutricionais melhoram a eficiência de um modo geral e auxiliam diretamente em maiores ganhos de peso. “No caso dos taninos, por exemplo, podemos citar aumento de 9% no peso do animal e, no quesito, conversão alimentar o acréscimo é de 5%”.

Durante o Confinar 2016, Manella falará sobre as novidades referentes aos aditivos. “O Mundo terá de crescer a produção de alimentos de forma exponencial até 2050. Por outro lado, a expectativa é que a renda média da população tenha aumentando, e a redução na fome do mundo também. Isto implica que o maior rendimento da população, a faz buscar alimentos de melhor qualidade, ou seja, a exigir mais”.

Na avaliação do palestrante, essa mudança comportamental resultará na modificação do perfil produtivo do País. “A exigência do consumidor passa a aumentar. Neste caso existe um consenso geral de redução de químicos e de aditivos antibióticos na nutrição animal. Estes fatores fazem com que técnicos e empresas busquem novas alternativas para maximizar a produção animal, porém alternativas naturais”, salienta.

Manella cita como exemplo de ‘novos’ aditivos as leveduras, enzimas alimentares canada goose down pillow https://www.geeseparka.com Canada Goose vest sale price, óleos essenciais/funcionais e recentemente os taninos, tendo este demonstrado um potencial substituto aos antibióticos em especial. “Tamanha a tendência do uso de aditivos naturais, que recentemente em um congresso que participei nos Estados Unidos, 80% dos trabalhos apresentados eram de alternativas naturais” second hand canada goose coats https://www.cg-jacketsale.ca/ Canada Goose toronto outlet official, reforça.

Sem sombra de dúvidas, o principal fator que influencia a demanda por aditivos para nutrição é produzir mais carne. “Dentro do sistema de produção, o uso de aditivos visa buscar melhor eficiência produtiva, bem como melhor saúde e bem estar animal, além de redução na produção de gases de efeito estufa”, argumenta o palestrante citando que o aditivo, em geral vem agregado no núcleo ou ração usada na fazenda. “O aditivo a ser usado, dependerá do critério técnico para atender demandas específicas de cada situação”.

Por último, Manella orienta os produtores a ajustar a tecnologia à realidade da sua propriedade. “As tecnologias, adequadas às demandas de mercado, por mais custosas que podem parecer, são justamente o que vão garantir a lucratividade da atividade, em especial, em anos difíceis como demonstra esta sendo 2016”.

Sobre o evento – O Confinar 2016, um dos principais eventos sobre pecuária de corte do país, está em sua  5ª edição.   O objetivo principal é fornecer ao pecuarista uma série de novas informações por intermédio das opiniões dos melhores analistas e dos dados dos principais pesquisadores do setor para aumentar a rentabilidade do negócio. Serão abordados temas relacionados ao atual cenário econômico e as mais recentes tecnologias aplicadas à pecuária. Dias 31 de maio e 01 de junho no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, Campo Grande MS.  Informações www.confinar.net

Ana Brito

readme click here buy it readme